Virtuosa ao vivo

Depois do concerto em Novembro com a irmã, Irina Chistiakova regressa a solo. A pianista foi uma criança prodígio na música.

O talento, a técnica brilhante, a capacidade interpretativa e a sensibilidade com que toca piano são algumas qualidades destacadas pela crítica internacional quando se refere às actuações de Irina Chistiakova, uma jovem virtuosa do piano, a próxima convidada da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira (AACMM). A pianista russa, graduada pelo Conservatório de Moscovo, actua no dia 29 no Teatro Municipal Baltazar Dias, em novo concerto integrado na temporada artística desta associação.

Desde cedo Irina Chistiakova foi considerada um prodígio e foi mesmo exemplo ao assumir o papel de protagonista no filme “As criança-prodígio da Rússia” de Irene Langemann. A jovem, nascida em 1990, participaria depois também na sequela “Os concorrentes: as crianças-prodígio da Rússia II”.

Irina começou os estudos de piano aos seis, aos nove já tocava no Grand Hall do Tchaikovsky Moscow State Conservatoire, uma instituição de referência a nível mundial, e aos onze tinha cruzado fronteiras e actuava em palcos internacionais de França e Alemanha.

Os prémios também chegaram cedo, em nome próprio ou através do dueto com a irmã, Galina Chistiakova. As manas estiveram na Madeira em Novembro do ano passado precisamente num concerto promovido pela AACMM integrado no Madeira PianoFest 2016. Galina já cá tinha estado a solo a convite de Robert Andres em 2015. Agora é a vez do presidente e director artístico da associação cultural apresentar a irmã mais nova para um recital intitulado “Mestres de música para piano interpretados por Irina Chistiakova”.

“Constam do programa deste concerto obras de compositores consagrados que dedicaram uma grande parte da sua produção à música para piano, escrevendo obras emblemáticas da época romântica (canções de Schubert em transcrição virtuosística de Liszt, valsas de Chopin, Peças Líricas de Grieg, as grandiosas Reminiscências da ópera Norma de Bellini, de Liszt) e que são considerados compositores românticos por excelência, havendo mesmo na Sonata do clássico Mozart muitas páginas que já apontam para o desabrochamento da expressão romântica”, apresenta Robert Andres.

O programa integral é formado pela Sonata em Ré maior KV 284 de W.A. Mozart; transcrições das canções Barcarola, Serenata e Erlkönig (Rei dos Elfos) de F. Schubert – F. Liszt, Quatro Peças Líricas, Dias de outrora, Borboleta, Nocturno e Uma tarde nas montanhas de E. Grieg; Três valsas Op. 34 de F. Chopin; e a fechar, Reminiscências da ópera Norma de Bellini de Liszt.

No currículo de Irina Chistiakova contam com outras referências importantes, como a digressão a convite do maestro Enrique Bátiz, que incluiu 23 concertos como solista convidada da Orquestra Sinfónica do Estado de México nos Estados Unidos. Tinha 19 anos. No capítulo dos prémios conquistados a pianista tem também motivos de orgulho. Obteve os prémios Schelkunschik (2002) em Moscovo, F.Chopin Internacional (2004), Zagreb (2006), Giuliano Pecar (2007) em Itália; Manuel Ponce (2010) no México, Claudio Arrau (2012) Chile, e Ettore Pozzoli (2013) em Itália.

Em 2014 Irina entrou na Universidade de Artes em Berlim, inicialmente com Jacques Rouvier e presentemente com Markus Groh. A par disto lançou no ano passado um disco a solo para a Kawai e os seus concertos ao vivo foram transmitidos pela rádio e pela televisão mexicanas e pelos canais Arte e Cultura (Rússia).

Os bilhetes para este recital custam 12 euros em compra antecipada, 15 no dia do concerto. Há descontos previstos.

Diário de Notícias da Madeira – 18 de Janeiro de 2017