Viagem pelo mundo de Darwin

Porque estamos aqui? Porque existimos? Como surgiu toda a complexidade de espécies? Estas foram algumas das questões feitas pelos actores que deram vida às personagens da peça de teatro “A Origem das Espécies”, que ontem subiram ao palco do Teatro Municipal Baltazar Dias. Trata-se de uma produção que se realizou a partir da obra de Darwin, sendo esta a segunda do Teatro Nacional Dona Maria II (TNDM II) que se estreou no Funchal, ao abrigo da Rede Eunice, em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Ao longo da peça de teatro, os actores fizeram uma “viagem” pelo universo de Charles Darwin e durante a travessia descobriram inúmeros animais e maravilhas da vegetação. Carla Maciel, uma das actrizes que compõe o elenco, sendo também uma das criadoras do espectáculo, disse que “A Origem das Espécies” tem outro sabor pelo facto de estar em cena na Madeira, mas também porque Darwin passou pela Região durante as suas “investigações”, não fisicamente, mas trocando “correspondência com um naturalista que esteve no Funchal a tratar de um problema de saúde”.

“Esse naturalista, como não estava a fazer nada, começou também a pesquisar e a ir ver espécies. Entretanto, nessa altura correspondeu-se com o Darwin e uma das cartas dizia: sim, a tua teoria está certa, tens toda a razão e podes avançar com isso, não tenhas medo”, revelou, acrescentando que esta “descoberta” deu-se quando os elementos que compõem o elenco estavam a preparar a peça de teatro.

Baseada numa forte componente visual e sonora, a produção do TNBD II é, no seu entender, uma excelente forma de aguçar ainda mais a curiosidade dos mais novos e levar, de igual forma, os adultos a fazer um exercício mental em relação àquilo que se passa em seu redor.

“A ideia é criar estímulos às crianças para irem para casa fazer perguntas aos pais e alertar os progenitores de que há sempre tempo para responder a uma questão ou a uma curiosidade de um filho”, explicou.

Perante uma sala cheia, os actores foram aplaudidos de pé pelo público que, ao que tudo indica, deixou-se levar pela produção do TNDM II que está de malas aviadas ara o continente. Mas atenção que o TNM II regressa em Maio para levar “As Criadas” ao Baltazar Dias. Isto tendo em conta que em 2016, aquele teatro do Funchal foi escolhido para integrar uma nova rede nacional de teatros, chamada Eunice, promovida pelo Dona Maria II.

Refira-se que “A Origem das Espécies” também trouxe cá os criadores e actores Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo. Contou com o apoio à dramaturgia de Gonçalo Waddington, cenografia de F. Ribeiro, figurinos de Catarina Graça, música original de Bruno Pernadas e vídeo de Mário Melo Costa.

Diário de Notícias – 6 de Fevereiro de 2017