“Variações, de António” este fim de semana

“Variações, de António” centra-se num momento da vida de Variações: o dia 26 de maio de 1983, quando o músico assegurou a primeira parte de um espectáculo de Amália Rodrigues, o seu grande ídolo, na Aula Magna. Hoje, dia 10, e amanhã, dia 11, os espectáculos arrancam às 21h. Já no domingo, a peça sobe ao palco pelas 19h.

“Variações, de António” pode ser vista no Teatro Municipal Baltazar Dias até o próximo dia 12 de Fevereiro. Hoje, dia 10, e amanhã, dia 11, os espectáculos arrancam às 21h. Já no domingo, a peça sobe ao palco pelas 19h.

“António e Amália estão prestes a cantar no mesmo palco. Faltam poucas horas. Será um dos momentos mais importantes na vida do cantor, barbeiro, esteta, lisboeta minhoto e minhoto universal, que nunca foi uma coisa só, mas sim um homem de muitas variações com nome de santo.”

A peça centra-se num momento da vida de Variações: o dia 26 de maio de 1983, quando o músico assegurou a primeira parte de um espectáculo de Amália Rodrigues, o seu grande ídolo, na Aula Magna. “O monólogo é ficcional e decorre depois do ensaio para o espectáculo, imaginando que variações pediu para ficar sozinho em palco”.

Com texto, encenação e cenografia de Vicente Alves do Ó, interpretação de Sérgio Praia, desenho de luz de Paulo Santos, direcção de produção de Ruy Malheiro e assistente de produção: André de La Rua, os bilhetes custam 12 euros para o público em geral e 10 euros para os estudantes e seniores.

Para ver:

Até o dia 12 – A obra, intitulada “Escolhas”, é composta de catorze fotografias feitas entre 2013 e 2015, essencialmente em sessões de apropriação fotográfica nos espaços dos museus de Serralves, no Porto e no então Centro das Artes Casa das Mudas, na ilha da Madeira, de onde são naturais todos os autores.

Os autores dos textos são Dinarte Vasconcelos, Jorge Ribeiro de Castro, Maria Fernandes, Miguel Santos, Paulo Sousa, Sofia Maul e Valentina Silva Ferreira. Pretendeu-se mostrar a subjectividade em volta do tema das escolhas, leia-se opções, que determinam o percurso na vida de cada um.

Dia 15 – Conferência do Teatro – Madeira de A a Z – As conferências têm como objectivo levar ao público os textos que foram e estão a ser preparados para o Grande Enciclopédico da Madeira. As conferências pretendem, pela sua regularidade e interesse geral, ser parte do calendário da cidade, envolvendo o público como participante. Com a periodicidade mensal, as conferências ligam-se a efemérides  ou comemorações nacionais e internacionais, contribuindo para consciencializar o público no que toca às suas tradições e memória histórica. Serão transmitidas em streaming para fora da Madeira e será realizado, no final um DVD que será oferecido a quem tiver o Cartão das Conferências, adquirido à entrada.

Tribuna da Madeira – 10 de Fevereiro de 2017 (3)