Ana Margarida Magalhães e Isabel Alçada lançam obra no dia 1 de Março

Depois de várias visitas à Região, nasceu «Uma Aventura na Madeira», o mais recente livro da colecção juvenil de Ana Maria Magalhães e de Isabel Alçada. A obra editada pela Caminho terá o lançamento na Madeira no dia 1 de Março, na presença das autoras.

O livro será lançado no Teatro Municipal Baltazar Dias pelas 17h30. Chega às livrarias precisamente uma semana antes, a 23 de Fevereiro.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada estarão cá entre os dias 1 e 4 de Março, num programa mais alargado que inclui, para além do lançamento nacional, visitas a algumas escolas de alguns concelhos entre os quais do Funchal, Santana, Calheta, Câmara de Lobos e São Vicente para apresentação da obra.

«Uma Aventura na Madeira» parte, como os restantes livros da colecção, das personagens de sempre. As gémeas Teresa e Luísa e os rapazes João, Pedro e Chico são centrais nos livros de ficção, onde não faltam também dois amigos de quatro patas: os cães Faial e Caracol.

Esta aventura em particular passa-se deste lado do oceano. Tudo começa com uma viagem à Madeira para participar nuns campeonatos desportivos, mas a acção vai para além da competição quando num passeio pela ilha chega-lhes às mãos uns papéis que caíram de uma mota que passou a grande velocidade. Nesses papéis, revela a sinopse, estava o mapa para um tesouro algures escondido e que desperta a curiosidade dos jovens. Se não bastasse, pelo meio têm de lidar com uns carteiristas e com o Benjamim, que anda na ilha a procurar os ingredientes secretos para fazer o elixir do amor, acrescenta a nota de divulgação do novo livro, com ilustrações de Arlindo Fagundes.

O ilustrador escolheu para fazer capa desta obra as casas de colmo de Santana, uma marca da Madeira lá fora.

«Uma Aventura na Madeira» é o 58º livro da colecção de Ana Maria Magalhães e de Isabel Alçada, uma colecção iniciada em 1982 com o lançamento de «Uma Aventura na Cidade» e que continua há mais de 30 anos, transportando os leitores para vários recantos de Portugal e do Mundo em diferentes situações.

Tanto Ana Maria Magalhães como Isabel Alçada têm promovido e incentivado a leitura não apenas com a escrita de novos livros, mas também com a presença regular nas escolas. Várias obras das duas autoras integram inclusive o Plano Nacional de Leitura.

Diário de Notícias da Madeira – 12-02-2016