Sentir a magia do teatro

Exposição, a inaugurar no dia 28 de novembro, assinala o aniversário do TEF

No próximo dia 28 de novembro o Teatro Experimental do Funchal (TEF) apresenta, no âmbito do seu 40º aniversário, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, a exposição intitulada “40 anos do Teatro Experimental do Funchal”. Em declarações ao JM, o vice-presidente da instituição cultural, António Plácido, salientou que a mostra, composta por fotografias, trajes e adereços, pretende “assinalar” quatro décadas  de atividade ininterrupta do teatro e homenagear todos aqueles que nele estão envolvidos”.

A organização está a cargo de Margarida Lemos Gomes, antiga professora de artes plásticas, com um percurso intimamente ligado ao TEF. Ao longo destes 40 anos, foi responsável pelo desenho de figurinos de muitos dos espetáculos que subiram ao palco, conhecendo bem de perto a longa e intensa trajetória do teatro.

Uma equipa de designers estagiários do TEF, orientada por Margarida Lemos Gomes, está dedicada à produção e montagem da exposição. Além das fotografias, trajes e adereços, António Plácido quer, ainda, incluir material audiovisual. “Passar para o público as vivências, as imagens e as cores da arte dramática, para que as pessoas se sintam envolvidas e consigam experimentar a magia do teatro” é o principal objetivo desta mostra que resgata ao tempo os melhores momentos destes anos vividos a alta intensidade.

António Plácido k lembrou que o teatro, sendo “uma das formas artísticas mais antigas e primárias da Humanidade”, tem um papel que extravasa amplamente o aspeto lúdico, pois “desperta para a curiosidade, para o pensamento e para o conhecimento, e é também capaz de transformar”.

“40 Anos do Teatro Experimental do Funchal” é uma exposição para ver e sentir, de 28 de novembro até 9 de fevereiro.

Jornal da Madeira – 13-11-2015