Organizador traça balanço positivo da “Viagem Literária” pela Região

Organizador da “Viagem Literária” a Portugal, da Porto Editora, Rui Couceiro, classificou anteontem de «extremamente positivo» o balanço da iniciativa.

«Em termos globais, o balanço desta iniciativa é extremamente positivo, a receção tem sido excelente e, em algumas delas [cidades], têm se registado lotações mais que esgotadas como foram os casos de Bragança, símbolo da interioridade, e de Évora», revelou. Segundo Rui Couceiro, a passagem pela Madeira reafirma esse interesse nacional pelo livro, pela cultura e pelos escritores, uma vez que «na quarta-feira, a três dias do evento, os bilhetes correspondentes aos 400 lugares do teatro Municipal Baltazar Dias já tinham sido adquiridos».

«Tenho que relevar que a Câmara Municipal do Funchal, na pessoa do seu presidente, Paulo Cafôfo, foi uma parceira fundamental na realização desta “Viagem” à RAM», referiu.

Rui Couceiro disse que a Porto Editora já pondera a possibilidade de realizar uma segunda edição da “Viagem Literária”, devido aos apelos que tem recebido por parte de muitas cidades.

«Estamos a equacionar a realização da nova edição do projeto», afirmou.

O mentor do evento salientou ainda a preocupação descentralizadora da iniciativa, nomeadamente no seu desígnio em levar aos lugares mais recônditos do país estímulo, o inventivo à leitura, à cultura e ao contacto direto entre público e escritores.

Jornal da Madeira – 25-1-2016