“Of Mice And Men” amanhã

A clássica e actual obra de Steinbeck pode ser vista até domingo no Teatro Baltazar Dias

As pessoas ainda se interessam pelos clássicos, acredita Nigel Migles Thomas que agarrou em “Of Men And Mice”, uma das obras obrigatórias de John Steinbeck, e adaptou ao Teatro, num trabalho de divulgação e pedagogia onde estão outros grandes autores, como Shakepeare. A peça é trazida à Região pela produtora Canny Creatures em parceria com a Madeira Amateur Dramatic Society. Estreia amanhã no Teatro Baltazar Dias, mantendo-se em cartaz até domingo.

Pegar num clássico é uma grande responsabilidade, Nigel Miles Thomas assume-o. A maior dificuldade foi fazer toda a produção com apenas duas pessoas, depois de passar no crivo da John Steinbeck Society e pêlos detentores dos direitos de autor. Ele e Michael Roy Andrew dão corpo aos personagens “Lennie” e “George” nesta história de uma amizade escrita pelo SteinBeck em 1937, que com a Madeira Amateur Dramatic Society começou.

Estava em Los Angeles a produzir “Cinderela” e foi a vizinha que lhe falou da Madeira. Enviou uma carta para o Teatro Baltazar Dias com uma proposta, entretanto reencaminhada por este para a MADS. Teresa Gedge aceitou o desafio, hipotecou a sua quinta para produzir o primeiro espectáculo com o encenador Inglês. Seguiram-se muito outros e este espectáculo, apesar de não ser uma produção conjunta, é apresentado numa parceria com o grupo madeirense. Em Dezembro estreia uma conjunta, a pantomina ‘Snow White & The Seven Dwarfs’, que escreveu, dirige e produz e que estará em cena no Centro de Congressos.

Miles-Thomas compara o trabalho com o teatro amador com o realizado no golge. “Há jogadores amadores que podem facilmente entrar no torneio, só não vivem diss0”. Não é este caso. “Of Mice And Men” é uma peça interpretada por dois actores profissionais, com recurso a um cenário minimalista, criado para tirar o melhor da interpretação e simultaneamente para facilitar a apresentação em outros palcos. “Faz-se eficazmente simples, de forma que fica bonito”. Nada se perde, assegura. O essencial está na performance. “Se complicamos demasiado o cenário, as pessoas ficam a olhar para coisas que não precisam olhar”. Ele prefere fazê-lo simples e bonito, mínimo. “Eu sempre gostei disso. Eu acho que por vezes, quando se complica demasiado o cenário, está-se a arranjar desculpas para o que não está a ser feito na representação”.

O encenador gostava de ter na plateia público residente, confessa. É também para os madeirenses que vem à Madeira com esta peça didáctica, na expectativa de que haja oportunidade, nomeadamente junto das escolas, dado a importância da obra de John Steinbeck enquanto. “Eu acabei de estar na Polónia a fazer Shakerspeare. É um prazer quando os alunos no fim vêm falar comigo, eu gosto sempre de receber qualquer pessoa que queira vir discutir literatura.”

“Of Mice and Men” está em cena amanhã, na sexta,no sábado e no domingo, sempre com duas sessões diárias, às 18 horas e às 21 horas.Os bilhetes custam 15 euros para o público em geral, 10 para estudantes. Os grupos de escola têm um desconto especial, mediante reserva pelo 962821550.

Diário de Noticias – 26 de Outubro de 2016