Nova atmosfera musical neste inicio de mês

O Percursão F.B.I – Funchal Beat Investigation apresenta amanhã, pelas 21 horas, o espectáculo “Trio Piano e Percussão”, um concerto em que as sonoridades distinguir-se-ão pela improvisação e experimentalismo.

Este é um grupo constituído por dois elementos da percussão da Orquestra Clássica da Madeira, Rui Rodrigues e Jorge Garcia, que habitualmente presenteiam o público com um convidado especial a cada sessão. Desta feita o intérprete requisitado será o pianista e compositor Duarte Andrade.

“Três músicos, um conceito, imensas possibilidades”, é a expressão que a organização utiliza para classificar este formato fora do habitual registo para um músico de formação erudita, mais conhecida como música clássica.

O Percussão F.B.I convida o público a desfrutar de “uma experiência singular, usufruindo de uma atmosfera nova e inesperada de ambiências rítmicas e sonoras”.

Duarte Andrade é o convidado especial deste concerto, formado inicialmente no Conservatório de Música da Madeira, este artista madeirense é diplomado em composição pelo Conservatório Regional de Rueil Malmaison em Paris e conta com vários projectos originais como compositor e outros tantos como pianista.

“Um músico que se destaca pela sua imensa criatividade e originalidade dos seus projectos”, refere a organização em nota enviada à imprensa.

Como compositor, Duarte Andrade compôs algumas obras musicais, tais como: “Nuno & The End”, “Vortex lab”, “Cinequanon”, “Blackout” e “Apanhados com a boca nas palavras”. Por sua vez, enquanto pianista compôs “Inner monster”, “Major Cafeína”, “Franco”, “A fisga”, “Fadomorse”, “Triângulo” e “Bossa Livre”.

Para este concerto o convidado estará incumbido de pautar as sonoridades no piano, ao passo que Rui Rodrigues e Jorge Garcia estarão encarregues de impactar o ritmo na percussão. O preço dos bilhetes para este espectáculo está cifrado entre os 5 e 10 euros, estando disponíveis para venda no Teatro Municipal Baltazar Dias, local onde este encontro musical irá realizar-se.

Estas iniciativas levadas a cabo pela Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, instituição que tem sob a sua gestão a Orquestra Clássica da Madeira, fazem parte do programa calendarizado pela organização para início do mês de Março.

Para além do concerto desta quarta-feira, “Trio piano & percussão”, o agrupamento de Música de Câmara Octeto de Sopros irá actuar no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira no próximo sábado, pelas 18 horas. Esta sessão musical contemplará obras de Beethoven, Franz Haydn, Franz Krommer e Josej Myslivecek.

O grupo de Música de Câmara Octeto de Sopros da OCM é actualmente responsável pelo naipe das madeiras e das trompas na OCM.

Diário de Notícias – 28 de Fevereiro de 2017