Milhares correram a “Volta” e milhares ainda fazem a história

Foi com uma sala cheia a viver e a recordar memórias únicas do atletismo madeirense que ontem apresentado o livro “Os 50 anos da Volta à Cidade do Funchal em Atletismo” da autoria do médico João Mendes de Almeida.

Na cerimónia, que teve lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias, falou-se apenas de uma história memorável da modalidade e que agora pode ser lida, relida e recordar não só pelos milhares que já correram a São Silvestre madeirense, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa, como também os que agora e ainda os que virão para abrilhantar futuras edições.

Depois de recordar inúmeras fotografias das muitas edições passadas, através da exposição criada no anfiteatro do Baltazar Dias, figuras ilustres ligadas ao atletismo e não só encheram a plateia do teatro para ouvir outras ‘histórias’ nomeadamente aquelas que ajudaram a conclusão deste livro.

João Mendes de Almeida abordou um pouco o trajeto dos últimos dois anos em que se dedicou ao livro, enquanto Paulo Câfofo, presidente da Câmara Municipal do Funchal, Ricardo Miguel Oliveira, diretor do DIÁRIO de Notícias e Policarpo Gouveia, presidente da Associação de Atletismo da Madeira elogiaram e engradeceram a obra feita.

No final o atletismo falou mais alto e os aplausos repetiram-se durante mais de uma hora por todos os que encheram o teatro e que fizeram questão de, uma forma ou de outra, dizer sim à edição de 2015 da Volta à Cidade do Funchal.

Diário de Notícias da Madeira – 1-12-2015