MADS e amigos ajudam vítimas dos incêndios

O grupo estreia “Musical Reflections” no dia 6. Está em cena até ao dia 8.

Cinco meses depois dos incêndios, mas com muito ainda por fazer para devolver a normalidade à vida das famílias atingidas pelos fogos de Agosto passado, a Madeira Amateur Dramatic Society em parceria com alguns artistas da Inglaterra e da Holanda vão subir ao palco nos dias 6, 7 e 8 de Janeiro para ajudar as vítimas, Juntos criaram “Musical Reflections”, um espectáculo musical criado para este fim, e cujas receitas serão depositadas na conta solidária da Câmara Municipal do Funchal.

Quando souberam dos incêndios, alguns músicos que vivem no estrangeiro “ficaram horrorizados” e ligaram a disponibilizar-se para ajudar da melhor forma que sabem. São cantores e instrumentistas com ligação à Madeira, alguns que consideram a ilha uma segunda casa, contou Teresa Gedge, directora da MADS e responsável por mais esta produção.

Tudo se juntou para tornar agora possível este evento, essencialmente de música, um décor especial montado no Teatro Municipal Baltazar Dias. A acção passa-se nos anos 60, num clube nocturno, ponto de encontro para uma série de artistas, que entre canções da época vão recordando também a década de 30. A segunda metade do espectáculo é uma nova viagem no tempo até essa década, uma vez num espaço decorado a condizer. Cole Porterm George Gershwin, Noel Coward e outros estão no reportório. “Musical Reflections” é apresentado na sexta-feira (6) e no sábado (7) às 21 horas. No dia 8, domingo, a sessão é às 18 horas.

“A iniciativa foi dos cantores que ligaram a dizer que tinham de vir cá fazer o espectáculo”, contou a directora da MADS. Todos vêm de forma gratuita para ajudar. !Alguns têm casa aqui ou grande proximidade com a Madeira e com as pessoas de cá”. Outros também já realizaram espectáculos em palcos madeirenses. Em comum têm a proximidade à Região e o facto de estarem solidários com as famílias que perderam os seus bens.

Gerrie van der Klei, Ronald Douglas, Malcom Drummond, Oliver Harris, Simon Duffill, Diana Duarte, Joana Ferreira, Micaela Abreu, Stephen Adams e Octávio Sousa participam em “Musical Reflections”, um espectáculo entre a música e a representação. Ao todo são oito cantores e dois pianistas as estrelas.

A produção é da MADS, a direcção artística de Stephen Adams e de Gerrie van der Klei. A encenação é também dos dois. O desenho de luz é de Eduardo Gaspar. A cenografia é de Miguel Sá Fernandes, o guarda-roupa da MADS.

O grupo está bastante entusiasmado e espera contar com a ajuda do público para tornar maior esta ajuda. Os bilhetes custam 12 euros para o público em geral, 10 para reformados e estudantes. Há também desconto para grupos. Podem ser comprados no Teatro Baltazar Dias. O espectáculo é para maiores de seis anos.

Diário de Noticias – 1 de Janeiro de 2017