“Ifigénia” inaugurou “ponte” cultural

O Teatro Municipal Baltazar Dias está a partir deste ano e até à temporada 2018/2019, pelo menos, na Rede Eunice.  O resultado concreto desta iniciativa na Madeira fez-se sentir já ontem com a estreia da primeira peça trazida ao Funchal ao abrigo desta rede de promoção do teatro, que ganhou o nome numa homenagem à actriz Eunice Muñoz.

“Ifigénia” é um clássico do dramaturgo grego Eurípedes, aqui reescrito por Tiago Rodrigues, o director artístico do TNDMII. O elenco é formado por Miguel Borges, Isabel Abreu, João Grosso, Ana Valente, Marco Mendonça, José Neves, Maria Amélia Matta, Ana Tang, Flávia Gusmão, Lúcia Maria, Sandra Pereira.

Hoje não há reposição. Amanhã há uma segunda proposta nacional, chama-se “A Origem das Espécies”, é uma segunda peça do mesmo encenador, para ver às 18 horas, com bilhetes também a 5 euros. É interpretada por Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo.

A terceira e última peça desta temporada partilhada pode ser vista apenas em Maio. Intitula-se “As Criadas”.

A Rede Eunice é um projecto do Teatro Nacional Dona Maria II para colmatar a carência de oferta teatral que identificaram em diversas regiões do país. A rede associou-se a vários teatros municipais fora da grande Lisboa e Porto, como é o caso no Funchal do Teatro Baltazar Dias, numa acção nacional para levar esta arte a mais público.

Diário de Notícias – 4 de Fevereiro de 2017