O evento Vinho Madeira & Chocolate, que conta com cinco empresas produtoras de Vinho Madeira, arrancou ontem e culmina hoje, pelas 20 horas.

O que o governo Regional pretende para o artesanato madeirense “é uma nova filosofia e um novo élan”. Foi esta a resposta do secretário regional de Agricultura e Pescas sobre as críticas que foram feitas pelo presidente do Governo Regional ao IVBAM e à respectiva chefia. Humberto Vasconcelos, que marcou presença no Vinho Madeira & Chocolate, evento promovido pelo IVBAM no átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias, esclarecia dessa forma os jornalistas que o confrontaram com  a questão que envolve a responsável pelo Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, Paula Cabaço.

Quanto ao evento ontem iniciado e que continua hoje, Nádia Meroni, responsável do departamento de promoção do IVBAM, explicou que a iniciativa realiza-se pelo quinto ano consecutivo e conta com a participação de cinco empresas produtoras de Vinho Madeira. ” As empresas trazem os seus vinhos e o IVBAM contacta sempre um chocolateiro, sendo que este ano, à semelhança do que aconteceu no ano transacto, é o Uau Cacau em que previamente ao acontecimento o Instituto tem dois ou três elementos que fazem as provas, onde decidimos quais serão as cinco combinações diferentes.

Para além das provas livres, Nádia Meroni adiantou que nos dias do evento haverão provas comentadas de Vinho Madeira e chocolate em português e inglês conduzidas pela responsável de provadores de provadores do IVBAM, Rubina Vieira . A iniciativa será acompanhada pelo som de um saxofonista ao vivo, complementando a degustação e proporcionando aos seus visitantes uma perfeita harmonia.

Refira-se que o evento  está aberto ao público em geral, ,madeirenses e turistas, e tem o custo total de cinco euros.

Jornal da Madeira, 9 de Março de 2016