Fim-de-Semana de Teatro Nacional no Baltazar Dias

O Teatro Municipal Baltazar Dias foi oficialmente integrado, no início do mês de Fevereiro, numa nova rede nacional de Teatro, a Rede Eunice, em honra da histórica actriz portuguesa Eunice Muñoz. Esta é promovida pelo Teatro Dona Maria II, com o objectivo de disseminar pelo país o que de melhor se faz no Teatro de escala nacional. A escolha, em concurso público, reconheceu tudo o que a CMF tem feito para revitalizar o Teatro Municipal ao longo dos últimos três anos, seja a nível de infraestruturas, de eventos e de cartaz e significa, na prática, que o Funchal irá usufruir de três espectáculos de Teatro Nacional nas próximas três temporadas artísticas, até 2019.

As duas primeiras peças decorreram no fim-de-semana de 3 a 5 de Fevereiro: a tragédia grega “Ifigénia” e a produção infanto-juvenil “A Origem das Espécies”. Paralelamente a ambas as produções, decorreram vários outros eventos, entre os quais se destacam a reinauguração do Camarim da Prima-Donna do Baltazar Dias, também em homenagem a Eunice Muñoz, e a assinatura do Protocolo entre o Teatro Nacional D.Maria II e a Câmara Municipal do Funchal, que teve a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo. A peça “Ifigénia” foi escrita pelo director artístico do TNDM II, Tiago Rodrigues, e embarcou no desafio de recriar um texto do dramaturgo grego Eurípedes, utilizando a urgências  e as palavras de hoje,mas nunca fugindo ao repertório da tragédia grega. Esta assume-se, assim, como um retrato longínquo do nosso tempo, mas inevitavelmente muito actual. Já “A Origem das Espécies” é uma criação a partir do texto intemporal de Charles Darwin, destinada ao público infanto-juvenil, que, recorrendo a uma forte componente multimédia, se propõe a conduzir o público numa viagem teatral sobre a grande e milenar aventura da vida no planeta. Ambos os espectáculos tiveram casa cheia, tendo a Câmara Municipal do Funchal registado com grande regozijo a adesão do público regional, num fim-de-semana de oferta cultural ímpar na cidade.

Revista Saber