Feira do Livro terá hoje mais música, lançamento de obra e cinema

A 41ª Feira do Livro do Funchal prossegue hoje na Placa central da Avenida Arriaga com novas iniciativas. Para além das propostas literárias dos ‘stands’, com novidades, lançamentos e promoções atrativas para o bolso dos leitores, a feira apresenta hoje um novo programa de actividades, a começar pela projecção do filme “A Costa dos Murmúrios”, pelas 15 horas, no palco da Avenida Arriaga.

Pelas 16 horas, também no palco da Avenida Arriaga, há o lançamento da obra “O Girassol que queria ser bailarino”, uma obra que conta o sonho de um rapaz com Síndrome de Down, visando ser um estímulo para crianças com necessidades especiais.

Pedro, narrador de uma história escrita pela mãe, conseguiu mesmos ser bailarino. Hoje tem 19 anos e integra o Grupo Dançando com a Diferença, para o qual revertem as receitas do livro.

O projeto inicial era fazer um livro infantil, ilustrado por crianças com necessidades especiais, para financiar a viagem do Pedro ao Brasil, onde iria participar em provas hípicas dos Jogos Paralímpicos de 2016, disse à agência Lusa a autora, Emília Monteiro.

Este sonho acabaria por não se concretizar. Pedro não tem um cavalo para treinar e os apoios inicialmente propostos ficaram por materializar. Ainda assim a mãe decidiu editar um pequeno livro e entregar as receitas de vendas à Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença.

O livro contém desenhos feitos pelas crianças com necessidades educativas especiais.

O Programa da Feira do Livro do Funchal continua com espetáculos dos talentos musicais FNAC – Sara Nicole Às 18 horas, e Nameless, às 18h40m, no Palco da Avenida Arriaga.

Finalmente pelas 19horas, há sarau de fados de Coimbra com os Fatum da AAUMa. Todas as iniciativas têm entrada livre.

Diário de Noticias da Madeira 2015-09-29