Conferências do Teatro – Madeira de A a Z

Conferências do Teatro – Madeira de A a Z

2020/03/04 18:00 18:00 - 19:00

Têm como objetivo levar ao público os textos que foram e estão a ser preparados para o Grande Enciclopédico da Madeira. As conferências pretendem, pela sua regularidade e interesse geral, ser parte do calendário da cidade. Com a periodicidade mensal, as conferências, três por sessão, de diferentes áreas do saber, ligam-se a efemérides ou comemorações nacionais e internacionais, contribuindo para consciencializar o público no que toca às suas tradições e memória histórica.

Património Arqueológico de Machico…
Uma Herança com 600 anos.

Oradora  Isabel Paulina

Estação de Biologia Marinha do Funchal:
20 anos a contribuir para a divulgação da Biodiversidade Marinha da Madeira

Oradora   Mafalda Freitas

Foyer

Date:
2020/03/04 18:00
Time:
Event Category:

5ª Conferência do Teatro – Madeira de A a Z –

2020/03/04 18:00 18:00 - 19:00

Confer̻ncias do Teatro РMadeira de A a Z

Temas:

• Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: Re-nhau-nhau –
  • Dia Mundial da Gastronomia: Gastronomia
  • Aparições de Fátima: Culto Mariano

Oradores: Emanuel Janes, Cláudia Dias Ferreira e Manuel da Gama

Nesta conferência serão abordadas as efemérides referentes ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Dia Mundial da Gastronomia.

O mês de Maio fica marcado também pelo centenário das aparições de Fátima, servindo de mote para abordar na conferência o culto mariano. A virgem Maria é venerada desde os tempos da descoberta e povoamento da Madeira. Dessa devoção ancestral falam as respectivas capelas, ermidas e depois as igrejas, que se vão erguendo ao longo de quase seis séculos. Manuel da Gama, licenciado em filosofia e teologia e ex-director do Semanário Voz de Portugal, analisará o efeito que o fenómeno de Fátima teve sobre os cultos tradicionais da Madeira, demonstrando que, ao contrário do que aconteceu com vários outros cultos tradicionais que perderam fieis ou desapareceram por completo, o culto à virgem Maria não apenas persistiu como se revitalizou e atrai novos devotos que lhe asseguram continuidade.

Sessão:

• Dia 3 de Maio às 18h00