ConferĂȘncias do Teatro – Madeira A/Z

Loading Events
  • This event has passed.

ConferĂȘncias do Teatro – Madeira A/Z

2021/03/10 18:00 18:00 - 19:00

Orador: Carlos Barradas
Tema:  A Gripe espanhola na madeira, o Breve Caso de Cùmara de Lobos

Tendo como pano fundo CĂąmara de Lobos, vamos abordar nesta comunicação a temĂĄtica da pandemia da “Gripe Espanhola” na Ilha da Madeira., 1918-1920.  AtravĂ©s da imprensa da Ă©poca, serĂĄ explorado criticamente de que forma as autoridades de saĂșde e os madeirenses lidaram com a pandemia, procurando dar uma imagem deste perĂ­odo difĂ­cil da Ilha da Madeira. Apesar deste tempo estar esquecido da memĂłria coletiva,  achamos pertinente realizar alguns paralelismos com o contexto hodierno de pandemia, pois tal como hoje, as crises globais afetavam, como uma mĂŁo invisĂ­vel e atĂ© de forma (in) consciente, o quotidiano das pessoas.

 

Orador: Enf. JoĂŁo Eduardo Lemos
Tema: Alcoolismo

Tanto a produção de cana de açĂșcar como a do vinho foram dando razĂ”es para a Madeira, no sĂ©c. XIX, se vir a chamar “a ilha da aguardente”, no sentido de grande produtora e exportadora, mas tambĂ©m de grande consumidora, com todas as consequĂȘncias daĂ­ derivadas para a saĂșde dos consumidores. Houve mesmo como que um casamento entre a aguardente de cana e a do vinho, em que parte da aguardente de cana era usada para fortalecer o vinho. ApĂłs a redução da Cultura da cana foi preciso importar aguardente para tratar o vinho e este ser exportado; importava-se dos Açores e do estrangeiro, em forma de melaço ou de ponche, termo a que sĂŁo atribuĂ­das duas etimologias, e que deu origem Ă  bebida poncha, muito popularizada na Madeira em quase todos os bares. O nome teria vindo do inglĂȘs punch por via hindi (pĂŁch), por este licor ser feito com cinco ingredientes: chĂĄ, açĂșcar, aguardente (vinho ou cerveja), canela e limĂŁo; e por via do sĂąnscrito pĂŁnca, e do grego penta (cinco). Outros, porĂ©m, defendem que o termo venha dos barris cheios de ponche ou melaço da AmĂ©rica Central, os quais eram marcados com furos (punchs ou pegas) para os manusear.

HĂĄ uma vastĂ­ssima investigação e documentação histĂłrica disponĂ­vel sobre estas duas produçÔes, a da cana de açĂșcar e a da vinha, suas exportaçÔes, comercialização, valor econĂłmico, emprego de mĂŁo de obra escrava na produção e laboração dos engenhos e alambiques, mas nĂŁo deixa de ser, contudo, uma investigação incompleta, nĂŁo global, como veremos.

Details

Date:
2021/03/10 18:00
Time:
18:00 - 19:00
Event Category: