Uma das melhores sopranos do Mundo integrará o concerto do 52º Aniversário da Orquestra Clássica da Madeira

Elisabete Matos canta no Teatro

Espetáculo decorre a 20 deste mês no Teatro Baltasar Dias.

A Orquestra Clássica da Madeira irá celebrar o seu 52º aniversário num concerto a 20 de fevereiro, no Teatro Municipal Baltasar Dias às 18 horas, e a acompanhar o concerto estará Elisabete Matos, considerada uma das melhores sopranos do Mundo, havendo conquistado diversos galardões.

O Maestro Rui Pinheiro irá orquestrar o programa musical e as arias de ópera com compositores do estilo clássico como Verdi (com peças de Lady Macbeth e Ballo in Maschera), Boito (Mefistófeles), Ponchielli (La Gioconda) e Puccini (Ópera Edgar, Madama Butterfly e Ópera Tosca).

Os preços terão o custo de 20 euros, com descontos de 25% para pessoas com mais de 65 anos. As crianças (dos seis aos 12 anos) pagam 5 euros, os associados da ANSA, AOCM e AACMM pagam 10 euros e os estudantes do CEPAM/DSEAM têm entrada livre, dependendo da disponibilidade da sala.

Elisabete Matos nasceu na vila Caldas das Taipas e começou a formação em canto e violino no conservatório de Música de Braga. Conseguiu uma bolsa da Função Calouste Gulbenkian, mudou-se para Espanha, onde aprendeu com sopranos como Ángeles Chamarro e Marimí del Pozo, e pianistas Félix Lavilla e Miguel Zanetti.

A soprana recebeu um Grammy 2000 pela gravação do papel titular de La Dolores, de Bretón, com Plácido Domingo, para a Decca, e de Janeiro de 2012 a 2013, celebrou 25 anos de carreira. A condecoração de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique de Jorge Sampaio foi um passo importante, assim como o galardão com a Medalha de Ouro de Mérito Artístico da Cidade de Guimarães, pelo presidente da Câmara, António Magalhães. Recentemente foi condecorada Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva.

Alguns prémios nacionais e internacionais, foram no Concurso de Canto Luísa Todi, e a conquista de Voz do Ano em 2012.

Jornal da Madeira – 8-02-2016