Baltazar Dias de portas abertas

Telão pintado por Afonso Costa pode ser visto durante uma visita gratuita ao teatro

O teatro Municipal Baltazar Dias pretende iniciar o ano com casa cheia e por isso irá abrir as duas portas para dar a conhecer as suas instalações a todos os interessados.

No segundo dia do ano, sábado, o Baltazar Dias abre as portas a madeirenses e turistas e dá a conhecer o telão pitado à mão por Afonso Costa, 20 anos após a sua utilização em cena. Esta iniciativa tem início marcado para as 11 horas e tem como objectivo aproximar o público da principal sala de espectáculos da Madeira, partilhando o seu património histórico e artístico. Os interessados deverão dirigir-se à bilheteira do teatro para obter o seu ingresso de forma gratuita.

O evento contará com uma visita que percorrerá a plateia e o palco, observando de perto uma grande tela cénica pintada à mão, com mais de 40 anos de existência, realizada pelo pintor Henrique Afonso Costa. Este momento servirá para recordar o trabalho do pintor que, desde os anos 70, esteve ligado ao Teatro através da elaboração de telas cénicas, adereços para espectáculos teatrais e recuperação de obras de arte.

De momento, um grupo de historiadores está a investigar a passagem do artista pela madeira. Afonso Costa deverá ter chegado à Madeira por volta dos anos 70, sendo que pintou a tela de homenagem a Winston Churchill, que se encontra em Câmara de Lobos.

Para que este telão fosse utilizado novamente foi necessário que se revissem as cordas utilizadas, bem como os mecanismos que permitem a descida do telão para o palco. Esta peça tem 9 metros de largura e 8 de comprimento e foi pintada em 1978.

Esta visita gratuita dá início ao ciclo de visitas guiadas do Teatro Municipal, no ano de 2016. As segundas-feiras são dedicadas às visitas das escolas e instituições, sendo que a entrada é gratuita mediante marcação prévia. Já às terças-feiras, às 10 horas, realizam-se visitas em português  e em inglês, para o público em geral. O Baltazar Dias oferece ainda visitas livres a exposições no Salão Nobre, de terça-feira a domingo.

Diário de Notícias da Madeira – 1-1-2016