Câmara Municipal faz um balanço positivo do ano transacto e quer continuar aposta

A Câmara Municipal do Funchal realizou um balanço das actividades desenvolvidas ao longo do ano 2015 no Teatro Municipal Baltazar Dias. No final, os resultados são muito positivos com o teatro a registar a realização de 231 espectáculos e uma afluência de 44.242 espectadores.

A autarquia refere que esta afluência de público representa um aumento na casa dos 22% comparativamente com o ano de 2014, sendo que em relação aos espectáculos estes perfazem mais 31 eventos que os realizados no ano anterior.

A tutela remete este sucesso para a aposta que tem sido feita a nível da comunicação, quer através da agenda mensal disponível em português e inglês, quer através da divulgação nas redes sociais e em plataformas nacionais e internacionais.

No total, a Câmara Municipal do Funchal investiu cerca de 34 mil euros em espécie, de modo a apoiar 38 produções. Este apoio possibilitou que se realizassem eventos na área do teatro, música, literatura e exposição.

Uma das actividades que levou ainda mais pessoas a visitar o Teatro Municipal foi a realização de 89 visitas guiadas, totalizando 1.669 visitantes residentes e estrangeiros, um aumento de 20% em comparação com o que sucedeu no ano anterior.

Tendo em vista este ano de 2016, o Teatro Municipal Baltazar Dias pretende «continuar a investir numa aproximação ao público madeirense, tendo como foco a necessidade de garantir uma maior variedade na oferta cultural na instituição, para promover uma crescente qualidade dos espectáculos acolhidos», refere o gabinete da presidência da autarquia. No plano estão várias medidas que pretendem reforçar o papel cultural do Baltazar Dias no quotidiano madeirense.

Objectivos traçados

A autarquia do Funchal pretende reforçar a aposta em actividades e espectáculos no Teatro Municipal Baltazar Dias. Como forma de aumentar o número de espectadores, foram traçados vários objectivos que vão desde a venda de bilhetes de espectáculos online, à aquisição de equipamento para apoiar a realização de exposição. Entre outros objectivos, a autarquia refere a criação de um Núcleo Museológico, bem como o conserto do relógio centenário que marca os atos das peças de teatro e a conclusão do Plano Municipal para a Cultura e as Artes. Estes pontos deverão estar concluídos no final deste primeiro trimestre.

Diário de Notícias da Madeira – 22-02-2016