Projeto audiovisual NAU

Projeto audiovisual NAU

2020/07/06 21:00 21:00 - 2020/07/20 21:30 21:30

NAU reúne atores, músicos e vídeo arte numa viagem pela poesia

O Teatro Baltazar Dias, no Funchal, adaptou-se aos novas circunstâncias e desde 16 de março tem promovido uma série de projetos utilizando as plataformas online no âmbito da sua programação artística.

Em Julho, apresentará o projeto NAU que reúne 21 artistas à volta da divulgação e promoção da poesia de autores madeirenses relacionada com o tema das viagens. Os poemas completados nesta NAU são de 12 poetas: Vieira de Freitas, Carlos Nó, Filipe Camacho, Herberto Hélder, Irene Lucília Andrade, José Agostinho Baptista, José António Gonçalves, José Tolentino Mendonça, Maria Fernandes, São Moniz Gouveia, Teresa Jardim e José Viale Moutinho.

www.facebook.com/TeatroMunicipalBaltazarDias

Alinhamento literário:

José Viale Moutinho

Já o meu silêncio

Livro: Poemas Tristes

Herberto Hélder

Sobre um Poema

Livro: O amor em visita

José Agostinho Baptista

Comovem-me

Livro: Esta voz é quase o vento

Melodia

Livro: Paixão e Cinzas

José Tolentino Mendonça

A infância de Herberto Hélder

Livro: A noite abre-me os olhos

Filipe Camacho

A minha sede e tudo o que murcha nela

(inédito)

Maria Fernandes

Potenciar o efeito

(inédito)

Estes poemas darão origem a 15 video-poemas de curta duração que serão disponibilizados, numa base diária, nas redes do Teatro Municipal Baltazar Dias e contemplas a leitura expressa de poemas, assim como a criação de signos visuais, produção musical e sonoplastia. Neste trabalho participarão os atores António Plácido, Ester Vieira, Élvio Camacho e Paula, os artistas visuais Diana Serrão, Filipe Ferraz e Rodrigo Rodrigues e os músicos: Higino Andrade e Gonçalo Caboz. Assim, a NAU transportará criadores distintos e envolverá diversas manifestações artísticas.

Tal como os nautas, na epopeia dos Descobrimentos, que desbravaram mares, dobraram cabos e medos em busca do desconhecido, alicerçados na esperança do encontro de novas terras, novas gentes, riquezas e conhecimento, também os poetas continuam a traçar rotas do imaginário da Humanidade, cabendo a cada um a aventura sagaz da descoberta. Partilham, pela Arte Poéticas, perspetivas de múltiplas realidades, emoções, intenções e sensações e apelam à viagem.

O objetivo é contribuir através deste projeto para o reposicionamento do ser humano no mundo e o resgate dos valores, projetos e ideais que se aliam em continuidade na poesia, pois esta encerra, na sua essência, o amor, a memória, a criação transformadoras de novos mundos através da palavra, do som e da imagem. Os poetas falam da vida de todos no silêncio da sua.

Conceção e coordenação do projeto: Diana de Castro e Abreu Serrão: Diana Serrão – dcastroeabreu@gmail.com

Start:
2020/07/06 21:00 21:00