2019/06/15 00:00

15 JUN 21H

“Como pode um encenador alemão fugir ao “Fausto” de Goethe, ou um francês ao “Tartufo” de Moliére? Um encenador inglês consegue afirmar uma escrita cénica sem passar por “Hamlet”? Como pode um homem de teatro português desenvolver a sua poética de cena sem se ver confrontado com um momento-mor do que foi, e ainda é considerado um dos monumentos teatrais do romantismo e ao mesmo de todo o teatro escrito em Portugal?
O “Frei Luís de Sousa” é aquela estação obrigatória, que mais tarde ou mais cedo nos aparece no caminho, como a pedra do Drummond de Andrade, não há volta a dar: é uma afirmação de maturidade na arte do “pôr-em-cena, no entendimento do que é isto da “cena nas nossas latitudes meridionais europeias. Se a natureza do teatro em português é suscetível de especificidade, de caso particular, é em grande parte neste drama trágico ou nesta tragédia dramática do nosso Almeida Garrett”
Miguel Loureiro

Ficha artistica
Texto Almeida Garrett
Encenação Miguel Loureiro
Com Álvaro Correia, Ângelo Torres, Carolina Amaral, Gustavo Salvador Rebelo, João Grosso, Maria Duarte, Rita Rocha, Sílvio Vieira, Tonán Quito
Cenografia André Guedes
Figurinos José António Tenente
Desenho de Luz José Alvaro Correia
Assistência de encenação Gonçalo Ferreira de Almeida
Direção de produção José Luis Ferreira
Produção Antunes Fidalgo Unipessoal
Coprodução Teatro Nacional D. Maria II

“Frei Luís de Sousa”, texto canónico de Almeida Garrett, será levado à cena no ano em que se assinala o bicentenário do nascimento da Rainha D. Maria II. O encenador Miguel Loureiro fará uma releitura contemporânea deste texto de Garrett, figura intimamente ligada a D. Maria II, a rainha, e ao D. Maria II, o teatro, através do gesto fundador desta instituição, instado pela monarca. Loureiro lança-se, assim, no desafio formal de aceder ao que de informal tem o teatro: o acidente, a paixão, o impulso, a contingência lírica… tudo formatado no excesso romântico.

Texto Almeida Garrett
Encenação Miguel Loureiro